Com a presença de Paulo Câmara, Caravana da Educação aporta em Araripina nesta quinta (14)

 

Circuito de atividades é promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco e vai movimentar os estudantes da GRE Sertão do Araripe

Guilherme Vila Nova – Secretaria de Educação PE / Foto: divulgação

Após passar por Limoeiro, Timbaúba, Paulista, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, São José do Egito e Garanhuns, chegou a vez de Araripina. A comitiva da Secretaria de Educação do Estado chega, nesta quinta-feira (14), ao município de Araripina com a presença do governador Paulo Câmara, para mais uma reunião de Pactuação de Metas 2018. O encontro vai contemplar todas as escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Araripe e chega acompanhada da Caravana da Educação. Esta ação é a grande novidade deste ano e consiste em um circuito de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações aos estudantes que acontece paralelamente à reunião de pactuação. A Caravana tem o objetivo de aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual.

Divididas em três polos – Esportivo, Cultural e Central – as ações da Caravana envolvem centenas de estudantes da rede, além de contar com o apoio e participação da comunidade escolar. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, e oficinas movimentarão os Polos Esportivo e Cultural. Em Araripina, o polo esportivo será na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Josias Inojosa de Oliveira, no período da manhã. Já as atividades do polo cultural e central serão concentradas na Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão, também pela manhã.

À tarde, a partir das 14h30, os estudantes terceiranistas das escolas da regional participam do Polo Central. Lá, haverá apresentação dos projetos Enem, Tá Ligado?, com foco na preparação para o Enem, e do PE no Campus, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017 que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e de apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.

Já a Pactuação de Metas, que acontece pela manhã, é um importante momento de discussão de metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SEPLAG), para que todas conheçam suas metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). O encontro, que, nesta quinta-feira, acontece na Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão, é comandado pelo secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, e envolve gestores de todas as 37 unidades de ensino jurisdicionadas à gerência regional.

“A Pactuação de Metas é um momento muito importante do trabalho que a Secretaria de Educação realiza junto às Gerências Regionais. Mas, sentíamos a necessidade de envolver toda a comunidade escolar nesse processo todo. Então, a Caravana da Educação surgiu com essa expectativa de mobilizar escolas e estudantes neste dia voltado para a educação. Já passamos por várias cidades e é muito gratificante ver a animação e a entrega de todos eles. Toda essa ação conjunta de Pactuação e Caravana têm se tornado um dia muito bonito para a nossa educação. Aqui no Sertão do Araripe não será diferente: será mais um grande dia para a educação pernambucana”, pontua o secretário Fred Amancio.

SERVIÇO
Caravana da Educação e Pactuação de Metas

Locais: Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Josias Inojosa de Oliveira, Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão

Data: Quinta-feira, 14 de junho de 2018

Horário: 8h às 16h30

Outras informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação do Estado
Iale Alves – 81.99488.48.14 | 3183.9294 || Guilherme Vila Nova – 81.98494.6004 | 3183.9307
Observação: Acesso à imprensa liberado nos polos culturais, esportivos e centrais. Já a pactuação de metas é restrita à área técnica e de gestão da Secretaria, regionais e escolas, com acesso liberado à imprensa somente antes do início da reunião e após o encerramento.

PROGRAMAÇÃO:

Pactuação de Metas – Reunião técnica e apresentações de metas para o ano de 2018, com participação de gestores das escolas, da Gerência Regional Metropolitana Sul e da Secretaria de Educação do Estado.

Local: Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão
Endereço: Rua João Pereira de Lisboa, s/n, Alto da Boa Vista
Gestor: Ricardo Marques Jacó

Polo Cultural

Local: Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão
Endereço: Rua João Pereira de Lisboa, s/n, Alto da Boa Vista
Gestor: Ricardo Marques Jacó

Polo Esportivo

Local: Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Josias Inojosa de Oliveira
Endereço: Rua Victor José Modesto, 95, Vila Santa Isabel
Gestora: Francisca Idênia Pereira Lima

Polo Central

Local: Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão
Endereço: Rua João Pereira de Lisboa, s/n, Alto da Boa Vista
Gestor: Ricardo Marques Jacó

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *